sexta-feira, 6 de março de 2009

Leitura e Escrita na escola

Projetos didáticos na escola:

Um desafio apaixonante

Para sensibilizar e desenvolver o gosto pela leitura usa-se o livro. Mas na diversidade textual com deparamos e os meios acessíveis para fazermos diversas leituras sem que muitas vezes utilizem o livro podemos receber essas mensagens através da televisão, internet, celulares, autdoor, etc.

Projeto: Poesia, comercial de TV e produção textual.






Trabalhar com projetos de leitura é sempre bom, já que possível delimitar o tempo que será utilizado e os objetivos que poderão ser alcançados. A partir de isso avaliar o trabalho fica muito mais fácil.

Para esse projeto o uso de um comercial de TV que pode ser encontrado no site You tube.

O texto do comercial, um poema escrito por Arnaldo Antunes, tem como plano de fundo imagens diárias, de coisas que fazemos e nem nos damos conta de que estas coisas nos fazem felizes.

Assista aos vídeos, copie os textos. Em seguida, assista aos vídeos com seus alunos. Peça que prestem atenção pra descobrir se alguma daquelas situações são situações felizes para eles, ou se há outras coisas que os deixam felizes. Peça que anotem, distribua o texto do comercial e deixe que comparem o que escreveram com o texto do comercial da TV. Em seguida, peça que tentem colocar o texto que escreveram em forma de poema, como fez o Arnaldo Antunes. Trabalhe a forma gráfica do poema, como ele deve ser colocado no papel, explicando as diferenças entre uma narração e um texto poético.

Se quiser enriquecer mais o trabalho, construa com eles um livro de todas as poesias e mais podendo ser ilustrado de acordo com cada poesia para que a leitura possa ser mais interessante com mais esse atrativo colorido. Avalie todas essas etapas, ou peçam para eles se auto-avaliarem. Eles costumam ser bastante crítico com relação ao que produzem.


Com as crianças pequenas é possível também realizar este trabalho, aproveitando a oportunidade para trabalhar a oralidade dos pequenos. E os desenhos deles, claro, que podem ser transformados em painel.


Se sua escola tiver conexão à internet, ótimo. Você pode assistir aos vídeos, com os alunos, aqui mesmo no blog.


Referência:

www.youtube.com.br

www.google.com.br

Mundo Jovem.A prática leitura começa em casa. Porto Alegre:EPECÊ,2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário