sexta-feira, 6 de março de 2009

A PRÁTICA DA LEITURA COMEÇA EM CASA


A leitura é aqui tomada em um sentido amplo, como trabalho intelectual, necessário a qualquer disciplina, em todos os níveis de ensino. A história de cada leitor tem muito a ver com as relações dele com o saber, nas escolas e na sociedade.

Mais do que métodos e técnicas de motivação para ler, são necessárias providências que se relacionem à história do aluno na sociedade, principalmente em sua família. Não se pode separar prática da leitura da vida em família e na comunidade. Não é uma questão a ser resolvida apenas na escola e pela escola.

Enquanto se ler, vive a experiência transformadora. A mente tem várias funções, entre elas a memória, a atenção, a sensibilidade, e os diferentes tipos de raciocínio. Afinal, com o processo mental operado ao ler, a pessoa transforma seu modo de ser e de ver o mundo e de interagir com ele.

Pais, professores da Pré-escola e do Ensino Fundamental são os responsáveis por criar definitivos laços da criança e do adolescente com a leitura.

O estudante se pergunta: para que vai servir ler essas obras? Como vai influenciar no meu dia-a-dia? O fato é que, a cada leitura, há respostas interiores, há um novo ser, revestido de mais sabedoria. Vai amadurecendo sua personalidade, criando novos projetos de estudo, tomando gosto por diferentes assuntos, afinal construindo seu eu.


PROJETO DE LEITURA “ABRE-TE SÉSAMO”





Sabemos das dificuldades que as crianças têm em leitura, portanto este projeto tem como objetivo oportunizar o acesso aos livros paradidáticos de prazerosa, sempre levando uma breve biografia dos escritores.

Nesse projeto seria interessante a participação da família sempre que possível à mãe/pai estar presente.

Iniciar com Cecília Meireles e Ana Maria Machado.

Chegar à sala de aula com uma caixa decorada para chamar atenção dos alunos, fazer um breve comentário sobre o tema, como a importância da leitura e escrita, apresentarem aos alunos os vários escritores que escrevem para a faixa etária deles.

E em circulo com a caixa no centro, eles deverão pronunciar a palavra mágica “Abre-te Sésamo” que o título do projeto, quanto dita a palavra mágica um aluno escolhido pela turma abrirá a caixa para apanhar um livro e a partir daí será desenvolvido de acordo com o poema, livro ou texto que será trabalhado na naquele momento.

A leitura será feita pelo professor e/ou mãe ( se estiver presente), pois assim haveria a participação da família no projeto para dar continuidade e incentivo a leitura em sua casas.

Seguindo as interpretações acerca do que foi lido, fazer uma reconstrução do texto ou poema a partir das reflexões dos alunos, que poderá ser escrito no quadro para uma nova leitura conjunta.


Referência:

http://inforum.inset.com.br

Mundo Jovem.Porto Alegre:EPECÊ,2006

www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário